Onde o Horizonte se Move – Gustavo Ciríaco – Bienal Sesc de Dança – Campinas

“Onde o Horizonte se Move” – Gustavo Ciríaco

Pensada como uma performance site-specif ou “obra de contexto”, a intervenção brinca de coreografar com e na paisagem. “Habitado pelo devir, o horizonte é muitas vezes tomado como anunciador de destinos, como panorama de nosso futuro”, escreve o artista. Na intervenção, os espectadores são convidados a desacelerar o ritmo e contemplar a vista, como vigias do passado. A intervenção dá continuidade aos interesses de Ciríaco entre as artes visuais e a artes da cena e lança um olhar antropológico pelas cidades por onde passa.
Na Bienal Sesc de Dança o trabalho deve ocupar a região da Torre do Castelo, caixa d’água de 25 metros de altura concebida por Prestes Maia nos anos 30, localizada em um dos pontos mais altos da cidade. A intervenção já foi apresentada em vários festivais internacionais e em 2014 excursionou por dez cidades do interior paulista pelo Circuito Sesc de Artes.

Concepção e direção: Gustavo Ciríaco
Assistência de direção e de dramaturgia: Priscila Maia
Performers e colaboradores: António Pedro Lopes, Ignacio Aldunate, Isabel Martins, Jamil Cardoso, Leo Nabuco, Luciana Fróes, Priscila Maia e Tiago Cadete
Produção executiva: Tiago Cadete
Administração: Anna Ladeira, Curto Circuito Produções
Coprodução: Mercat de Flors (Barcelona) e Panorama Festival & Cidade das Arte (Rio)

Este projeto participou do programa de residências ON OFF LAB, uma iniciativa dos Maus Hábitos no quadro da programação Guimarães – Capital Europeia da Cultura (Guimarães, Pt) e da missão artística Rio Occupation London, promovida pela Secretaria de Estado de Cultura do Rio de Janeiro em parceria com o Battersea Arts Centre e People’ s Palace, o London Festival e o V22 (Londres, Reino Unido).

O ponto de encontro será no Sesc Campinas. Para a participação na atividade, recomenda-se o uso de calçados confortáveis. Na Torre do Castelo, durante a encenação, o público subirá cerca de 100 degraus. Em virtude das características do espaço, a atividade não é acessível para pessoas com mobilidade reduzida.

http://bienaldedanca.sescsp.org.br/pt/apresentacoes/onde-o-horizonte-se-move/

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s